COMPARTILHANDO UM SEGREDO

 

 

           Eles tinham um segredo, e vós também tendes um provavelmente, porém quando se diz a verdade o segredo já não existe. Foi revelado no evangelho de Jesus Cristo. Esteve oculto durante muito tempo, disse Paulo (Rom.16:25), todavia exactamente no momento certo deu-se a conhecer ao mundo.

           O evangelho é “a revelação dum mistério oculto durante muitos séculos, porém agora revelado por meio dos escritos proféticos, segundo o Seu próprio mandato, para que todas as nações obedeçam à fé”.

           Deus tinha um mistério, um plano secreto, um plano para dar vida eterna em Jesus Cristo a todas as nações. Os profetas do Antigo Testamento escreveram acerca do plano de Deus, porém muito poucas pessoas parecem tê-lo entendido.

           Deus revelou o segredo a Abraão quando o chamou para sair da Mesopotâmia: “vai para a terra que te mostrarei” disse Deus, “e te abençoarei…por meio de ti serão abençoadas todas as famílias da terra”.

           A bênção de Abraão estende-se não só ao povo judeu, mas também a todos os povos em qualquer lugar à volta do planeta. Mas o Génesis diz muito pouco sobre isso. Nem sequer diz que a bênção englobaria a vida eterna. Isso era na realidade um segredo.

           Séculos mais tarde, quando Deus retirou Israel do Egipto, revelou outra vez que o seu plano era maior do que as tribos de Israel. As pragas do Egipto não foram só para castigar o Egipto ou para impressionar Israel, também foram destinadas para que “os egípcios saibam que Eu sou o Senhor”.

           O plano também foi mais além do Egipto. Deus disse ao faraó que Ele mostraria o seu poder sobre o Egipto para que “o meu nome seja proclamado por toda a terra”.

            Aparentemente alguns egípcios conheceram o segredo, porque “muitas outras pessoas” saíram com os israelitas.

             Quando Israel estava no Monte Sinai, Deus ofereceu-lhes o poder de se converterem “num reino de sacerdotes”. Eles ajudariam as outras nações a aproximarem-se de Deus. Não obstante parece que Israel abandonou o oferecimento e não ouvimos mais falar disso outra vez até ao Novo Testamento. Porém o plano de Deus permaneceu e estava determinado que todas as nações aprenderiam o que Ele podia fazer por elas.

             Quando Josué conduziu o povo através do rio Jordão, foi só para Israel ? Não ! Josué disse que o plano de Deus era para que “todas as nações da terra saibam que o Senhor é Poderoso”. O jovem pastor David, também teve uma visão do que Deus estava  a fazer. Ele disse a Golias que “todo o mundo saberá que existe um Deus em Israel”.

              Muitos dos Salmos cantam o plano de Deus para todas as nações. O Salmo 2 fala do Filho de Deus: “Pede-me, e eu te darei a posse de todas as nações; teus serão os confins da terra”.

Felizes aqueles que nele confiam ! “Que toda a terra respeite o Senhor”, diz o Salmo 33:8”. Honrem-no todos os povos do mundo”.

 

 

 

 

 

 

 

 

               Na verdade, a missão da igreja não se baseia numa só escritura de Mateus, mas sim no que Deus prometeu desde o princípio. Ainda que o Antigo Testamento se centre em Israel, várias passagens aqui e ali recordam-nos que Deus tem muito mais em mente além de Israel.

               Deus enviou o Seu próprio Filho a outra cultura para poder encontrar-se com as pessoas.

Quando estamos envolvidos numa missão, ou quando estamos compartilhando a bênção que Ele nos deu, estamos a tomar parte no plano de Deus para abençoar todas as nações através da semente de Abraão.

             “Cantem ao Senhor, habitantes de toda a terra…anunciem dia atrás dia a Sua vitória. Proclamem a Sua glória entre as nações”. “O Senhor fez gala do Seu triunfo, pois mostrou a sua justiça às nações…todos os confins da terra são testemunhas da salvação do nosso Deus. Aclamem alegres ao Senhor, habitantes de toda a terra !”.

               Deus quer que todos venham ao conhecimento da salvação e que ouçam o evangelho. Se os nossos corações forem como o coração de Deus, também queremos ver a salvação de todas as pessoas e faremos a nossa parte espalhando a Sua boa nova até aos outros. Alguns de nós iremos à nossa própria cidade compartilhar o evangelho. Outros viajarão dentro de uma nação, e outros irão a outras nações. Outros os apoiarão com orações, finanças e hospitalidade.

               Desde já vos animo a compartilhar o evangelho e a orar por aqueles que o compartilham com outros. Também animo cada congregação a treinar pessoas no evangelismo e a dedicar parte do seu orçamento para o treino no evangelismo.

               A Grande Comissão é a nossa missão, e essa é a razão pela qual a estrutura financeira da Igreja de Deus Mundial inclui o apoio para o desenvolvimento da missão noutras nações. Através desta iniciativa, toda a congregação tem pelo menos um papel indirecto no apoio às missões no estrangeiro.

                Alguns também escolhem um compromisso mais directo, através de coordenação com uma “igreja irmã” ou outras sociedades que possam ajudar as igrejas locais a compartilhar as boas novas da salvação.

                 Podemos ajudar de diferentes maneiras, porém para cada um de nós o chamado está presente: Fazei discípulos em todas as nações !... Continuai a pregar o evangelho e ensinai-os a fazer o mesmo. O segredo é na realidade muito simples e demasiado bom.

 

 

 

 

 

Original: Joseph Tkach, 2007-2, “Compartiendo un secreto”

Tradução: Manuel Morais, 2007-03